segunda-feira, 20 de outubro de 2008

98 - 2XNELSON - PROCURA-SE UM ESPAÇO

Com o projeto aprovado, eu e a Patrícia começamos a procurar um espaço para alugar. Um imóvel que pudesse ser transformado num teatro. Cada possibilidade que encontravámos eram conferidas por um colegiado formado por: Serginho, Maria, Liane, Kike e, uma que outra vez, o Álvaro. Vimos muitas salas, depósitos, porões, lojas e prédios afins. Procurávamos algo localizado numa zona mais central. Por isso, excluímos de cara os depósitos da zona norte e centramos o foco nos espaços a disposição em bairros próximos ao centro da cidade. Foi uma longa e penosa procura. Mas, enfim encontramos algumas possibilidades bastante boas e interessantes. Pelo menos em três ocasiões fomos surprendidos por proprietários que se recusavam a alugar seus imóveis assim que percebiam que era para transformá-los em um teatro e que nós éramos "de teatro".
Ficamos divididos entre um prédio enorme, cheio de colunas, na Barros Cassal - onde agora é a CUT - e um depósito praticamente novo no primeiro andar, fundos, na Avenida Benjamin Constant. Acabamos nos decidimos por alugar este segundo. Quer dizer, dissemos para a mãe da Patrícia e para a tia da Maria, respectivamente a locadora Carmem Sílvia Fagundes e a avalista Maria da Graça Falkembach, que elas deviam alugar o depósito da Benjamin Constant.
Começou aí a aventura de ser o "dono" do seu próprio espaço de trabalho.
A Patrícia já tinha programado que em maio do ano seguinte iria para a Inglaterra fazer o seu mestrado, então, pra ela, alugar aquele espaço servia ao objetivo imediato de encenar duas peças de Nelson Rodrigues num espaço inusitado, explorando as possibilidades de uma encenação "rodrigueana"fora do palco italiano. Mas, pra mim, tudo tinha outro sentido. Eu achava que, a partir do seis meses de aluguel pagos pelo Fumproarte, poderíamos criar mecanismos para garantir a manutenção de um espaço com maior permanência, com uma permanência mais longa. Vislumbrava com isso várias possibilidades e "facilidades": não ter que começar sempre do zero = criar acervo de cenário e de figurino; não ter que pedir mais sala pra ensaiar; poder ensaiar com luz, cenário, figurino, etc; explorar e investigar questões relacionadas ao espaço; ensaiar pelo tempo que fosse necessário; criar um grupo que já nasce com esta nova possibilidade de "ter" um espaço. Sei lá, eram tantas coisas que alimentavam o sonho da casa própria.
Mesmo com esta diferença de objetivos, combinamos que tentaríamos manter o local criando uma Oficina de Formação. Os professores eram os prováveis integrantes do grupo que estava acabando de nascer, embora a maioria ouvesse participado de "O Barão nas Árvores": Giselle Checcinni, Vanise Carneiro, Roberto Oliveira, Sérgio Etchichury, Liane Venturella, Sandra Possani e ainda Maria Falkembach que começaria a agregar-se ao grupo a partir de "Boca de Ouro". Minha grande amiga Patrícia Fagundes, manteve-se ao meu lado e deu aulas até as vésperas de sua partida para Londres.
Mas antes de ir embora estreou o novíssimo Depósito de Teatro - espaço de arte e cultura com uma potente encenação de "O Beijo no Asfalto".

Nenhum comentário: